Encanamento entupido é o campeão de chamados aqui na desentupidora e nas seguradoras com serviços de reparos residenciais. Óleo de cozinha é um dos “clássicos” de obstrução do encanamento da cozinha. Ele gruda na tubulação e não deixa a água correr, porque o sistema de esgoto está apto a tratar apenas o esgoto doméstico. Botões e fiapos entopem os canos da lavanderia. Papel higiênico, sabonete, algodão, restos de produtos e até mesmo fraldas e preservativos entopem o encanamento do banheiro. Jogar lixo no lixo, projeto hidráulico bem feito e manutenção evita entupimentos.
Dentre as soluções caseiras, o hidróxido de sódio (NaOH), conhecida como soda cáustica é tida como milagreira para esse problema, pois, ela dissolve materiais orgânicos. Essa substância é um sólido de cor branco leitoso com poder de absorver a água. Existem duas apresentações, em escamas é resultado da evaporação da soda cáustica líquida, da fusão do anidro (substância com pouca ou nenhuma água) e da escamação. A versão líquida comercial é obtida de uma célula e salmoura que vai para uma camada porosa chamada diafragma que vai para um ambiente de evaporação.
A substância não pode ser vendida em supermercados e estabelecimentos similares. Órgãos de vigilância sanitária determinam quais estabelecimentos estão aptos a comercializarem o produto. É proibida a venda à granel, modalidade onde o cliente escolhe a quantidade. A soda cáustica em escamas é vendida em sacos de polietileno de 25 kg. Tais determinações têm o objetivo de evitar os riscos de acidentes.
A indústria utiliza a soda cáustica na produção de detergente, sabão, papel, vidros opacos e até mesmo na correção do pH de alimentos. Altamente corrosiva, a soda cáustica deve ser manuseada com óculos de proteção e luvas. Sem esses cuidados, provoca inúmeros problemas:
Contato com a pele: ardência, vermelhidão e queimaduras graves.
O que fazer? lavar a pele com água corrente e procurar orientação médica.
Contato com os olhos: queimaduras graves no tecido ocular.
O que fazer? lavar os olhos com as pálpebras abertas por 20 minutos com água corrente. Procurar atendimento médico.
Se ingerido: queima tecidos da boca, garganta, estômago e esôfago.
O que fazer?procurar ajuda médica imediatamente, beber muita água, não forçar o vômito.
Se inalado: pneumonia química – respiração difícil, pele pálida, dor no peito e tosse que pode ser seca ou com secreção.
O que fazer? ficar em local arejado, reanimar caso a pessoa não estiver respirando e procurar atendimento médico.
Como usar?
A soda cáustica dissolve elementos orgânicos, entretanto, pode corroer canos de PVC, o recomendável é colocar água quente primeiro, dessa forma a substância não fica impregnada nem corrói o encanamento.
Nunca use soda cáustica diretamente em pias de alumínio, basta uma pequena quantidade para a temperatura aumentar consideravelmente. Coloque a soda aos poucos, usando um funil e tenha certeza que o fogão não está aceso.
Separamos três soluções caseiras para desentupimento à base de soda cáustica. Lembre-se sempre de usar óculos de proteção e luvas.
- 1 copo de sal grosso;
- 50 ou 150 gramas de soda cáustica, dependendo do nível do entupimento;
- 1 ou 2 litros de água fervendo.
Como fazer?
Coloque no ralo o sal grosso e a soda cáustica. Empurre e pressione até localizar o que impede a vazão da água. Deixe agir por 20 minutos e jogue a água no ralo. Repita o procedimento caso não desentupir.
Método soda cáustica forte
Indicado quando a vazão da água não estiver tão lenta ou para acabar com o mau cheiro. Misture 1 litro de soda cáustica, ½ xícara de sal normal e deixe agir por três horas e abrir a torneira para a água correr. Chamar um profissional caso não surtir efeito.
Método soda cáustica muito forte
Ideal para entupimento severo, quando a água leva uma eternidade para baixar, ou quando já está acumulada. Aqui, o primeiro passo é esvaziar o cano, esperando a água escoar ou drená-la. Misture 1 litro de soda cáustica com 1 litro de vinagre. Deixe agir por 3 horas e não estranhe o mau cheiro e a espuma. O ralo deve ficar aberto para os gases terem por onde sair. Abra a torneira após esse tempo e deixe a água correr. Chamar um profissional caso não surtir efeito.
Prevenir é o melhor remédio
A soda cáustica é eficiente, mas nada como prevenir, não é mesmo?Veja algumas dicas para evitar o entupimento:
- Limpe a caixa de gordura, reservatório que não deixa a gordura da cozinha chegar à rede de esgoto;
- Deixe o ralo com um protetor;
- Tire restos dos pratos e panelas antes de lavá-los;
- Limpe o encanamento da pia. Coloque 1xícara de café de sal, 1xícara de café de bicarbonato e 1 chaleira de água fervendo. Abafe com a tampa de uma panela e aguarde 10 minutos. Outra receita é misturar 300 ml de água morna, 100g de bicarbonato de sódio e 100 ml de vinagre e colocar na pia. Faça um dos procedimentos a cada 10 ou 15 dias;
- Não jogue nada no vaso sanitário;
- Cuidado com botões frouxos das roupas e veja se não há nada nos bolsos antes de colocar na máquina.
Tendo precaução você pode ter bons resultados com a soda cáustica.