Pouco conhecida a caixa de gordura é muito importante. Esse pequeno tanque impede que a gordura da louça se misture com a água e grude nos encanamentos. Geralmente é feita de PVC, mas, também é encontrada em alvenaria e concreto. A caixa é obrigatória nos imóveis residenciais e comerciais. Em prédios pequenos é indicado o modelo duplo e cilíndrico com capacidade de 120 litros. A limpeza deve ser feita a cada 6 meses em casas e 3 meses para apartamentos. Em imóveis comerciais a higienização pode ser diária.
Norma 8160
A norma da ABNT (Associação de Normas Técnicas) estabelece as seguintes diretrizes:
- A caixa de gordura deve conectar apenas encanamentos das pias;
- O reservatório deve ser vedado para impedir a entrada de animais e águas pluviais;
- Em prédios antigos, cada apartamento tem a sua caixa de gordura;
- Nos condomínios novos, a localização da caixa de gordura é no subterrâneo;
- Para cozinhas pequenas pedem caixa de gordura pequena ou simples;
- Para duas cozinhas, caixa de gordura simples ou caixa de gordura dupla;
- De três a 12 cozinhas, caixa de gordura dupla;
- Cozinhas de escolas, hospitais, restaurantes e demais imóveis com mais de 12 cozinhas, caixa de gorduras especiais;
- As caixas de gordura de estabelecimentos que servem refeições podem ser de PVC, concreto ou fibra de vidro;
Cálculo para caixa de gordura em restaurantes
Para estabelecimentos que servem refeições a fórmula é: V= 20 litros + 2N. N é o número de pessoas servidas no turno de maior movimento. O volume mínimo de uma cozinha que serve 150 pessoas deve ser de 320 litros.
A caixa de retenção impede o refluxo do esgoto. Ela tem anéis de vedação na tampa superior e na portinhola. A caixa de retenção deve ser instalada na primeira ligação de esgoto dos seguintes estabelecimentos comerciais:
- Hospitais, clínicas médicas e postos de saúde: caixa retentora de gases/ataduras e caixa retentora de gordura quando o local tiver restaurantes;
- Lavanderias: caixa retentora de felpas;
- Padarias, lanchonetes e restaurantes: caixa retentora de gordura;
- Supermercados e shoppings: caixa retentora de gordura;
- Oficina mecânicas, postos de gasolina e lava rápidos: caixa retentora de óleo e areia.
Como funciona?
O reservatório possui uma câmara receptora e outra vertedoura. A primeira recebe a gordura e a segunda separa a sujeira da água. Sua instalação deve ser em local ventilado e com fácil acesso. Como a placa de gordura é mais leve que a água, ela flutua na superfície. A gordura é transformada em água e gás carbônico por microorganismos. Contudo, nem sempre esses organismos são em quantidade suficiente e isso prejudica o funcionamento da caixa de gordura.
Construção caixa de gordura de alvenaria
O local precisa estar em linha reta com a cozinha. O buraco deve ter a dimensão 80 cm x 60 cm x 80 cm. Abra um orifício com 8 centímetros de altura no concreto puro. Ao redor da caixa fala uma parede com tijolos maciços com 10 centímetros de altura. Uma placa de concreto ou ardósia com 30 cm x 37 cm x 2 cm será a parede do sifão.
Continue a subir as paredes até chegarem a 32 centímetros. Estabilize o tubo para a saída de inspeção e suba mais 5 centímetros da parede e estabilize o tubo de entrada de água na caixa. Continue a subir as paredes até o nível da placa de concreto, instale uma placa de concreto chumbada e tampe o lado menor da caixa.
Levante a outra parte da caixa de concreto até o nível do terreno. Coloque uma tampa removível para facilitar a limpeza e ela está pronta. Encha a caixa de gordura com água para descobrir possíveis vazamentos. Não tem há nenhum problema caso a água ficar no mesmo nível por 15 minutos.
Caixa de gordura ecológica
Algumas empresas comercializam modelos sustentáveis. Alguns possuem estrutura autoporante em polietileno de alta densidade, tampa transparente para controlar a quantidade de resíduos. Outras vantagens desses modelos são a facilidade de instalação, até mesmo em locais pequenos.
Como limpar?
Você pode fazer a limpeza sozinho, basta abrir a tampa e remover a gordura com luvas. Coloque a sujeira em um saco plástico e jogue em lixo comum. Após finalizar a limpeza, coloque 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água quente. Jamais use soda cáustica, elas derretem a gordura, mas, ela volta ao estado sólido. Bicarbonato de sódio, refrigerante de cola e vinagre também são medidas paliativas. Síndicos precisam fazer cronogramas para a manutenção. A limpeza da caixa de gordura em apartamentos não atrapalha o cotidiano.
Limpeza com enzimas
Pode ser feita como medida de prevenção aos entupimentos. Aprenda como utilizar o produto:
- Aplique 150 gramas em 5 litros d’água, misture e deixe agir por duas horas;
- Retire a sujeira da caixa com luvas e coloque em um saco plástico;
- Aplique um pouco de enzimas no ralo da cozinha. Coloque o restante no vaso sanitário e acione a descarga.
Outra opção é contratar desentupidoras especializadas. Estas retiram a gordura das superfícies, removem o líquido e os resíduos sólidos presentes no fundo e limpam as paredes internas. Veja o que acontece quando a caixa de gordura não é higienizada:
- Mau cheiro;
- A água escoa devagar;
- A gordura transborda;
- Canos entopem;
- Proliferação de insetos.
Para evitar entupimentos
- Tenha sistemas de sifão que ajudam a bloquear a sujeira. Os materiais mais comuns são os metálicos e de polipropileno. Os sifões podem ser sanfonados, conhecidos pela sua alta flexibilidade, articulados de PVC ou metal rígido, flexíveis, resistente, porém, não oferecem ajustes na instalação e mistos com um copo acoplado no ralo e saída sanfonada encaixada na tubulação do esgoto.
- Antes de lavar a louça, remova os restos de comida;
- Não jogue óleo, principalmente se estiver quente;
- Faça manutenções a cada seis meses. A limpeza com enzimas pode ser feita todos os meses, alguns produtos podem ser aplicados semanalmente ou cada 15 dias.
Você conhecia a importância desse reservatório?Caso ainda tenha dúvidas, temos mais conteúdos sobre o assunto. Quando não conseguir solucionar o entupimento, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada à sua disposição.