Caixa de gordura: para que serve?

Caixa de gordura: para que serve?

A caixa de gordura é obrigatória, porém, poucos conhecem sua função. Esse reservatório não deixa a gordura entrar nos encanamentos. A caixa de gordura fica entre o cano da pia da cozinha e a fossa (ou rede coletora de esgoto). O tanque precisa ter tampas removíveis para facilitar a higienização que deve ser feita a cada seis meses (casas) e três meses (apartamentos).

A caixa de gordura pode ser de PVC, concreto ou alvenaria de tijolo maciço com argamassa de cimento. A construção segue a NBR 8160 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A norma determina que poderá ser retangular ou circular e  o volume mínimo deve ser de 18 litros. Nos prédios antigos, cada apartamento tem sua própria caixa de gordura. Nos prédios novos, a caixa é instalada na lateral interna do alinhamento predial. Ainda de acordo com NBR 8160, as caixas de gordura podem ser:

  • Pequenas ou simples para reter a gordura de uma cozinha. São encontradas caixas pré-fabricadas para facilitar e reduzir os custos;
  • Duplas ou pequenas para reter a gordura de duas cozinhas;
  • Caixa dupla para até 12 cozinhas. A limpeza pode ser a cada dois dias ou semanal, conforme a utilização;
  • Caixa especial para mais de 12 cozinhas e restaurantes, hospitais, escolas, etc. Caixas especiais precisam de projetos realizados por especialistas hidráulicos, mediante regras das concessionárias de saneamento básico do município.

Dimensões
Conheça as dimensões das caixas de gordura conforme a NBR 8160:

·      CGP: caixa de gordura pequena de modelo cilíndrico. O diâmetro interno é de 0,30 metros, a parte submersa do septo (sifão) é de 0,20 metros, diâmetro nominal da tubulação de saída igual a 75 milímetros e a capacidade de retenção é igual a 181 milímetros;

·      CGS: caixa de gordura simples de modelo cilíndrico. Diâmetro interno é de 40 metros, a parte submersa do sifão é de 0, 20 metros, diâmetro nominal da tubulação de saída igual a 100 milímetros e a capacidade de retenção é de 100 milímetros;

·      CGD: caixa de gordura dupla de modelo cilíndrico. Diâmetro interno é de 0,60 metros, a parte submersa do sifão é de 0,35 metros, diâmetro nominal da tubulação de saída igual a 100 milímetros e a capacidade de retenção é de 1201 milímetros;

·      CGE: caixa de gordura especial de modelo prismático retangular ou cilíndrico. Distância mínima entre o sifão e a saída igual a 0,20 metros. A altura é de 0,60 metros, a parte submersa do sifão é igual a 0,40 metros e o diâmetro nominal mínimo da tubulação de saída é de 100 milímetros.  O volume da câmara de retenção é extraído pela fórmula

, N é o número de pessoas servidas no turno de maior fluxo, V é o volume em litros.

 Caixa de gordura em frigoríficos, laticínios e curtumes

As caixas de gordura também são usadas nesses estabelecimentos. Para eles, os reservatórios retiram o excesso de graxas e gorduras, além de remover objetos da água. Água e detritos são separados em 3 ou 5 minutos sob temperatura abaixo de 25º.

A caixa é retangular e deve ter no mínimo duas cortinas, uma perto da entrada para evitar que a água transborde e a outra perto da saída. Uma lateral precisa ter calha para retirar a gordura. O tamanho dessa caixa de gordura é calculado pela fórmula A(m²) = Q(m³/h)/ V(m/h). Q é a vazão dos detritos e V é a velocidade percorrida pelos detritos menores. Um frigorífico com expediente diário de 8 horas e que abate 200 cabeças de boi terá 60% da água tratada e a temperatura do líquido será de 30ºC.

Construindo caixa de gordura residencial

A profundidade final deve ser de 1 metro, conforme a NBR8160. A dimensão facilita o acesso para a higienização. Faça uma abertura no solo e coloque uma camada de areia ou solo granulado sem elementos pontiagudos no fundo da vala. Compacte o assentamento da base da caixa de gordura com uma camada de areia. Uma dica é molhar a areia para auxiliar nesse processo. Lençol de água elevado pede drenagem do local antes da montagem da caixa.

Conecte os tubos na caixa, de acordo com recomendações do fabricante para preparar juntas elásticas e instalação de esgoto. Monte o anel da caixa sem torcer e colocar pasta lubrificante. Encaixe a tubulação de esgoto e faça o reaterro lateral com compactação extra. Faça o acabamento do piso ao redor da tampa, com ela já instalada.

Manutenção

A limpeza garante o bom funcionamento da caixa de gordura. O procedimento pode ser feito manualmente com ajuda de luvas e máscaras. Vinagre, bicarbonato de sódio, refrigerante à base de cola não desentopem, estes, no mínimo removem um pouco da sujeira. Água quente derrete a gordura, porém, ela volta a ser sólida. Jamais utilize soda cáustica, para não colocar sua vida em risco nem corroer o concreto, tubulações e anéis de vedação hidráulica e causar danos ao meio ambiente.

Em casos urgentes, tente retirar a sujeira com arame, mas, com cuidado para não danificar a tubulação. Os resíduos deverão ser descartados em saco plástico no lixo comum. Falta de limpeza acarreta em mau cheiro, escoamento lento da água no ralo da pia, entupimento dos canos e transbordamento pela tampa.

Para garantir a limpeza correta, contrate uma desentupidora. A empresa possui caminhões com bombas de alta pressão acopladas. O jato remove a gordura e leva para um caminhão que, por sua vez, transporta o detrito para aterros sanitários ou locais autorizados pelas concessionárias de água e meio ambiente do município.

Evite entupimentos

Atitudes simples aumentam o rendimento das caixas de gordura. Saiba o que fazer:

  • Instale a caixa de gordura em linha reta com a cozinha;
  • Faça limpeza mensal com enzimas;
  • Utilize sistemas de sifão para as pias e ralos. O sifão não deixa a sujeira chegar, dessa forma, a limpeza do sifão já ajuda no funcionamento da caixa de gordura;
  • Retire os alimentos antes de lavar a louça;
  • Não jogue óleo no ralo.

 

Agora você sabe para que serve a caixa de gordura. Leia os outros conteúdos sobre o assunto e faça manutenções periódicas. Entre em contato assim que perceber entupimentos.

 

 

 

A Curitibao Desentupidora Curitiba atende 24 Horas em todos os Bairros

Copyright © 2015 Desentupidora Curitibão - Todos os Direitos Reservados | Visite também Desentupidora em Curitiba