O que é fossa?

O que é fossa?

Fossa é um tratamento de esgoto simples e barato. Trata-se de um buraco escavado onde a parte líquida é separada da parte sólida. O método é comum em áreas rurais e demais localidades sem saneamento básico. Sem as fossas, os dejetos caem na água e transmitem doenças como a hepatite, esquistossomose e leptospirose. A construção deve estar ao lado do banheiro, a 4 metros do imóvel e 30 metros de poços ou cisternas. Veja os diferentes tipos de fossa e suas características:

Fossa seca

Própria para imóveis sem água encanada. As fezes vão para um buraco fundo. A localização da fossa seca é 30 metros do poço e ficar em um nível baixo. O fundo dessa fossa, conhecido como “casinha” deve estar a 1,5 metros acima do lençol freático. O fundo pode ser feito com placas de concreto e as dimensões das paredes são de 2,5 centímetros de espessura. As paredes frontais, laterais e traseiras possuem três placas cada uma. As placas são conectadas com arame ou argola. O piso ou tampa é feito com concreto armado e deve ter uma abertura para instalação de um assento. A fossa seca possui um tubo preto que diminui o mau cheiro. Odores desagradáveis também podem ser eliminados com cal e pó de café.

Fossa absorvente

O esgoto de imóveis no litoral pode ser lançado em fossas absorventes. Também conhecidos como sumidouros, são poços que escoam os detritos da fossa séptica, através de caixa ou cilindro sem fundo. As dimensões mínimas da fossa absorvente são 1 metro e 3 metros de profundidade. Pode ser construída com blocos de concreto ou anéis pré-moldados de concreto. A tampa é de concreto armado e suas paredes são feitas com tijolos separados ou pedras.

Fossa séptica

Tanque impermeável que mantém o esgoto por algumas horas antes de cair no solo ou rede coletora. As bactérias transformam-se em lodo que fica no fundo da fossa, as demais substâncias alojam-se na superfície. O volume é determinado pelo número de pessoas. A capacidade mínima da fossa séptica é de 1250 litros. Veja as características dessa fossa:

  • Câmara de decantação: onde acontece a separação dos materiais;
  • Câmara de digestão: onde ocorre o acúmulo e quebra do material separado;
  • Câmara de escuma: local onde fica o material não separado na câmara de decantação.

 

As fossas sépticas podem ser pré-moldadas ou feitas no local. Confira as diferenças entre elas:

 

  • Pré-moldadas

Escolha marcas que seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir o bom funcionamento. A fossa séptica pré-moldada tem formato cilíndrico podem ser inteiriças com uma peça só ou com anéis com encaixes. Para imóveis com alto consumo, a altura não pode ser maior que o dobro do diâmetro, especialmente quando tiver anéis sobrepostos.

 

A instalação começa com a escavação, seguida pela compactação, nivelação do fundo e cobertura com 5 centímetros de concreto magro. O modelo com anéis sobrepostos precisa ter camada de concreto magro. Faça uma laje de 7 centímetros com concreto armado no fundo sobreposta com uma camada de concreto magro.

 

O topo do orifício da fossa deve estar em um nível inferior a saída da caixa de inspeção (rede que coleta os detritos do banheiro). O caimento da tubulação que liga a fossa séptica pré-moldada a caixa de inspeção é de 2% centímetros por metro.


2) Feitas no local
Possuem formato retangular e seguem as diretrizes abaixo:

Número de pessoas

Dimensões internas

Capacidades (litros)

Comprimento

Largura

Altura

     

7

2

0,9

1,5

2160

10

2,3

0,9

1,5

2480

14

2,5

0,9

1,5

2700

21

2,7

1,2

1,5

3890

24

3,2

1,2

1,5

4600

 

A escavação é a mesma da fossa pré-moldada. A largura das paredes variam entre 15 ou 20 centímetros. As paredes recebem argamassa à base de cimento. As paredes internas das câmaras são construídas placas pré-moldadas de concreto. Duas de entrada e três de saída com 4 centímetros cada e  a armadura em formato de tela separam as câmaras. A tampa também é feita com placas pré-moldadas de concreto. Esta é dividida em várias placas, cada uma com 5 centímetro de espessura, sua armação também é em formato de tela.

Os tubos de limpeza, de entrada e saída da fossa e ranhuras para encaixe das placas de separação das câmaras são colocadas durante a execução da alvenaria. A concretagem das placas é feita em local plano, revestido com papel. As placas são conectadas às ranhuras das paredes e as placas da tampa, apoiadas nas paredes.

 
   
   
     
     
     
     
     
     
Fossas sépticas biodigestoras

O tratamento do esgoto é feito pela biodigestão, processo que usa esterco bovino, de ovelhas e cabras. O tratamento produz um adubo líquido que pode ser utilizado na irrigação ou fertilização da terra. A fossa biodigestora deve estar próxima a uma janela e ao sanitário.

O local deve ser seco, estar a 40 centímetros abaixo do banheiro, longe de rios, lagos, nascentes ou lençol freático. A biodigestão é mais eficiente quando a tampa está exposta ao sol. A fossa tem formato arredondado. Modelos com fibra de vidro ou manilha de concreto, materiais que suportam altas temperaturas. A fossa séptica biodigestora é composta por três caixas.

As escavações possuem 5 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 80 centímetros de profundidade. A vedação. A distância entre as caixas é de 50 centímetros e as bordas superiores devem estar a 5 centímetros acima do nível do solo.

Limpeza de fossas

Deve ser feita anualmente, porém, adiante caso sentir mau cheiro no ralo e vaso sanitário. Outros indicativos são se a água da descarga borbulhar após a descarga e infiltrações na tampa. O mais indicado é contratar uma desentupidora especializada. A limpeza é feita com caminhão com bomba de alta pressão. A empresa deixa 10% do líquido para auxiliar no procedimento. Após o jato é aplicado adubo orgânico líquido na fossa. Os resíduos são levados para locais autorizados pelo município.

Dicas de conservação

  • Construa a fossa longe de vegetações;
  • Não deixe nada pesado perto dela;
  • Não permita que veículos passem sobre fossas;
  • Não descarte lixo;
  • Quando estiver cheia, jogue somente água quente;
  • Chama empresa uma especializada assim que perceber entupimento.

As fossas são essenciais em locais sem tratamento de esgoto. Essas construções evitam doenças que podem levar a morte. Leia nossos outros conteúdos sobre o assunto. Entre em contato conosco assim que constatar entupimento ou infiltração.

A Curitibao Desentupidora Curitiba atende 24 Horas em todos os Bairros

Copyright © 2015 Desentupidora Curitibão - Todos os Direitos Reservados | Visite também Desentupidora em Curitiba