Métodos utilizados pelas desentupidoras

Métodos utilizados pelas desentupidoras

Vaso sanitário, pias e ralos não são lixeiras. Parece óbvio, mas muita gente joga lixo nesses locais. Papel higiênico, cabelo, fio dental e até mesmo absorventes e fraldas são descartados. As consequências desse hábito vêm rapidamente. O escoamento fica lento, isso quando não para. Cheiro ruim é outro sinal clássico de entupimento. As áreas atingidas são interditadas, atrapalhando a rotina de residências e estabelecimentos comerciais. Quem já passou por isso sabe o tomento que é não poder usar o banheiro ou uma pia.

Primeiro, são colocadas em prática as receitas caseiras. Água quente, vinagre, bicarbonato e até soda cáustica entram em ação para tentar resolver. Mas, quando o entupimento é severo nada disso adianta. Chega a hora de contratar um serviço especializado. Você faz vários orçamentos e encontra uma empresa próxima, com bom preço e tradição no mercado. Ainda assim, você não se tranquiliza. Bate o medo de ter suas paredes e pisos quebrados. Você está nessa situação?A gente explica os principais métodos utilizados pelas desentupidoras.

Hidrojateamento

O método mais eficiente para desentupimentos é totalmente automatizado. A técnica consiste em remover gordura, detritos minerais e outras sujidades das paredes dos encanamentos com uma bomba de alta pressão que libera 200 litros de água por minuto. Bicos rotativos acoplados a bomba ajudam na sucção da sujeira. Não são empregados produtos químicos corrosivos e abrasivos como soda cáustica, nitratos e ácidos durante o procedimento.

Indicado para vasos sanitários, encanamentos da cozinha, banheiro, lavatórios e lavanderia de residências, comércio e indústrias, o hidrojateamento é específico para locais extensos obstruídos com cimento solidificado e raízes. Pode ser usado em áreas alagadas, galerias de água, redes de água potável e esgoto, condutores de saída, canaletas e caixas de gordura e inspeção. A bomba leva os detritos para um caminhão tanque, que por sua vez encaminha-os a locais autorizados por concessionárias de água e meio ambiente da cidade.

Sistema Roto-Rooter

Técnica simples, barata, rápida e eficiente para desentupir vasos sanitários. Um cabo giratório com garra acoplada em uma extremidade suga a sujeira sem danificar o encanamento e o vaso.

Gás pressurizado

Técnica complexa empregada no desentupimento de redes de esgoto cloacal (tanques de roupa, pias de cozinha descarga de sanitários) e redes de esgoto pluvial (água da chuva e água de lavagem de quintais ruas e carros). Os detritos são removidos com um jato de gás carbônico e um jato com mangueira travada.  Em alguns casos o problema é resolvido na primeira aplicação. Quando o entupimento é grave, outros métodos deverão ser realizados. Quando usado para desentupir vaso sanitário, pode ser necessária sua retirada.

Vídeo inspeção

Método bastante utilizado pelas desentupidoras. Indicado para redes de esgoto e de águas pluviais de residências, comércio e indústrias. Microcâmeras com lentes de cristal de safira e cabos de fibra ótica filmam o interior dos encanamentos. Com a vídeo inspeção os danos são identificados com mais rapidez e precisão. As imagens podem ser transferidas para um DVD e utilizadas em relatórios de inspeção ao término de construções. Quando utilizada em redes de esgoto, a microcâmera e lâmpadas de LED localizam entupimentos, vazamentos, caixas de inspeção escondidas/lacradas e também redes irregulares de esgoto. Nas redes de água pluviais a metodologia é a mesma.

Diagnóstico por circuito fechado de TV

O procedimento usa a tecnologia “pipe view” (ângulo largo).  Câmeras robotizadas com lentes de cristal de safira, cabos de fibra ótica, invólucro de aço inoxidável, lâmpadas LED ajustáveis com alta potência, resolução de 330 HTVL (cores) e 400 HTVL (preto e branco) e transmissor flexível mapeiam a situação das tubulações e localizam o entupimento rapidamente. A técnica diminui consideravelmente a quebra de pisos e paredes.

Máquina 50JP

Equipamento para entupimentos em áreas de difícil acesso. Possui cabos espirais com diâmetro de 5/8" e 7/8", próprios para tubulações de 1 ½" até 6". Seu motor de ½ HP movimenta o cabo a uma velocidade de 600 RPM (rotações por minuto) para uma limpeza mais profunda.

Métodos utilizados em hospitais

O encanamento de hospitais também entope pelo lixo em vasos sanitários, pias e ralos. Papel higiênico e para secar as mãos obstruem as tubulações, dificultam, paralisam a vazão da água e podem causar alagamentos. Por ser um local com alta circulação de pessoas, o desentupimento em um hospital deve ser reparado o mais rápido possível. As desentupidoras tratam os encanamentos para não haver proliferação de bactérias e regularizam o fluxo de água.

A máquina K/ 500 é empregada em desentupimentos hospitalares. Ela possui alta rotação e soluciona obstruções em redes de esgoto, rede de água pluvial e água servida. Já entupimentos em conduítes são resolvidos com sondas flexíveis e cilindro de ar comprimido em gel. Entretanto, o método mais utilizado em hospitais é o hidrojateamento. Os caminhões das desentupidoras possuem bombas com pressão de até 1400 bares (unidade de pressão próxima a pressão atmosférica padrão) e vazão de 55 a 350 litros por minuto. Confira os locais que podem ser desentupidos pelos hidrojateamento:

  • Redes de água potável;
  • Redes de esgoto;
  • Redes de águas pluviais;
  • Áreas alagdas.
  • Galerias e bueiros;
  • Tanques e poços;
  • Caixas d’água;
  • Reservatórios de água potável e água de reuso;
  • Condensadores;
  • Colunas de destilação;
  • Caixas de gordura e inspeção;

Mesmo com os eficientes métodos, a melhor medida é evitar os entupimentos. Simples mudanças de hábitos preservam a rede de esgoto. Veja o que você deve fazer:

  • Não jogar lixo nos vasos sanitários: deixar lixeiras nos banheiros;
  • Não jogar restos de alimentos no ralo da pia: usar uma tampa no ralo;
  • Não deixar acumular fios de cabelo, pelos de animais e fio dental dos ralos;
  • Não jogar óleo nos ralos;
  • Manter a caixa de gordura sempre limpa e fechada;
  • Manter vasos sanitários, pias e ralos cobertos durante reformas;
  • Fazer manutenções periódicas.

 

Chame uma desentupidora quando as soluções caseiras não surtirem efeito. A empresa analisará seu caso e colocará em prática métodos não invasivos de acordo com a complexidade do problema.

 

Não deixe de conferir nossos conteúdos sobre entupimentos e desentupimentos. Reunimos informações para ajudar você a solucionar evitar problemas nas redes de esgoto.

 

A Curitibao Desentupidora Curitiba atende 24 Horas em todos os Bairros

Copyright © 2015 Desentupidora Curitibão - Todos os Direitos Reservados | Visite também Desentupidora em Curitiba